Numa cultura vamos adquirindo vários tipos de conhecimento, através de experiências do quotidiano que levam o homem a desenvolver habilidades. Quando não tem explicação para vários fenômenos, o homem atribuía-lhes causas sobrenaturais ou divinas, desenvolvendo um conhecimento abstrato a respeito daquilo que não podia ser explicado. Assim, o conhecimento foi dividido em vários tipos: senso comum, filosófico, científico, artístico e teológico.
Conhecimento do senso comum - também chamado de conhecimento popular ou empírico. É o que adquirimos no quotidiano, sem que precisemos de qualquer estudo. Adquirimos através de experiências e de erros.
Conhecimento filosófico-adquirimos a capacidade de raciocínio e de reflexão, sem delimitar com exatidão o objeto de estudo, o que torna-o infalível pois não pode ser verificado.
Conhecimento científico - procura a explicação exata de um objeto, com rigor da exatidão, que pode ser temporária, porém comprovada.
Conhecimento artístico - conjunto conhecimentos adquiridos durante a experiência e carreira do artista. Por meio de habilidades criativas e emocionais.
Conhecimento Teológico - relacionado com os fenómenos divinos ou (fé), onde a ciência não consegue encontrar resposta para estes fenómenos que atribuídos ao poder divino.
Marco Abreu
Sem comentários:
Enviar um comentário