quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Conhecimento do senso comum e o conhecimento científico




O conhecimento do senso comum e o conhecimento científico são dois tipos de conhecimentos.
O conhecimento do senso comum é uma forma de pensar, agir e sentir da maioria das pessoas de uma sociedade e que se acumula no decorrer dos tempos. É um conhecimento subjetivo pois baseia-se em opiniões; é espontâneo porque surge de informação obtida através dos nossos sentidos; é ingénuo pois é assimilado sem sentido critico; é dogmático sendo que acreditamos nele como se tratasse de verdades inquestionáveis.
Um exemplo do conhecimento do senso comum é quando a chave emperra na fechadura e, de tanto experimentarmos abrir a porta, acabamos por descobrir (conhecer) um jeito de girar a chave sem emperrar. 

Já o conhecimento científico tenta explicar por meios de estudos, por meio da experimentação e da observação, uma resposta científica para determinada questão. É objetivo procurando ser universal, válido para todos; é sistemático porque é construído de forma sistemática e consciente pelos cientistas; é metódico pois, recorre a métodos e técnicas de investigação que asseguram a sua validade; é crítico porque procura questionar a realidade e também questionar-se a si próprio, um exemplo disso é quando se descobre uma vacina que evite uma doença.
Para além destas diferenças todas que existe entre estes dois tipos de conhecimento, também há semelhanças entre eles como o facto de ambas surgirem a partir da necessidade do ser humano de entender o mundo á sua volta.

                                                                                                                             Ana Rita Duarte

Sem comentários:

Enviar um comentário