sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

As dificuldades da produção do conhecimento cientifico na sociologia


O senso comum pode dificultar o trabalho do cientista social na sua pesquisa na medida em que este se baseia no aparente e explicações simplistas, logo o cientista social ou sociólogo deve ultrapassar estas noções redutoras e procurar ver para além do óbvio e das suas opiniões pessoais, isto é o sociólogo não pode deixar o senso comum interferir no seu estudo.Não pode começar com ideias pré-concebidas mas sim do zero.

Entraves á produção do conhecimento cientifico

Familiaridade com o social isto é quanto mais próximo está o sociólogo da realidade que pretende analisar maior é o risco de este ter uma influência direta ou indirecta na sua pesquisa.
Um outro entrave a produção do conhecimento cientifico são as explicações te tipo naturalista que significa que tentamos explicar certos fenómenos recorrendo a explicações naturais ou seja explicar o que deve ser explicado socialmente por explicações lógicas.
Por vezes utilizamos explicações de tipo individualista para explicar fenómenos sociais isto acontece pois é mais fácil e simples recorrer a estas justificações por exemplo: as pessoas mudam de sexo porque têm problemas mentais.
O etnocentrismo é um entrave a produção do conhecimento cientifico na medida em que um determinado individuo ou grupo de pessoas, que têm os mesmos hábitos e caráter social, discrimina outro, julgando-se melhor,ou pior, seja por causa de sua condição social, pelos diferentes hábitos ou manias, ou até mesmo por uma diferente forma de se vestir.

Ivo Almeida

Sem comentários:

Enviar um comentário