Representação social é uma avaliação que o ser humano tem sobre uma dada realidade, processo ou situação. As representações orientam o nosso comportamento.
Se formos pelo o exemplo da beleza física, como é hoje em dia, vemos que está associada a valores como a saúde, a boa forma física, a juventude, a magreza e a um conjunto de caraterísticas físicas objetivas associadas ao termo beleza física. Somos de facto, bombardeados, diariamente de que esta é a representação de beleza física, pelos meios de comunicação social (televisão, revistas, cinema, entre outros...), mas não só, também por outros meios socializadores, como grupos que procuram convencer-nos que ser magro é ser bonito, ser alto é ser bonito.
Por consequente, essa representação é responsável por sentimentos de baixa auto-estima por parte de quem não corresponde a estas caraterísticas, causa também distúrbios alimentares gravíssimos, como anorexia e a bulimia. As pessoas consideradas "feias", são facilmente rejeitadas pelo resto da sociedade seja socialmente, seja profissionalmente.
Com isto, a procura de manter, a partir de uma certa idade, uma aparência jovem e saudável: cosméticos, cirurgia estética, ginásio, alimentação saudável, entre outros recursos é maior.
Daniela Pacheco.