Reprodução e mudança social
A reprodução social é um processo no qual uma sociedade sente a necessidade de se reproduzir através de certas ações.
Sociologicamente, a reprodução social refere-se ao fenómeno sociológico de imobilidade social intergeracional. Isto é, as famílias tendencialmente mantêm o seu estatuto social de uma geração para outra através da transmissão de um património, tangível ou intangível.
Isso reflete-se estatisticamente pelo facto de que o filho de um trabalhador indiferenciado hoje, muito mais provavelmente se tornar trabalhador indiferenciado amanhã que deixar a sua classe. Até mesmo um filho de quadro tenderá a tornar-se outro quadro, sendo particularmente difícil descer ou subir de estrato social (mobilidade social descendente ou ascendente).
Mudança social
A mudança social acontece sempre que se transformam as estruturas básicas de um grupo social ou da sociedade.
Dá-se através do evolucionismo social e o materialismo histórico. Ambas veem a mudança social derivando principalmente da forma como os seres humanos se relacionam com o meio ambiente material.
A mudança é um fenómeno extremamente complexo e que levanta especiais dificuldades quanto a observação, interpretação e compreensão devido ao facto de a mudança não ser um processo continuo.
Beatriz Costa
Sem comentários:
Enviar um comentário