segunda-feira, 26 de maio de 2014

Instituições Sociais

  Quando falamos de Instituições Sociais, a primeira questão a colocar é "Qual é a definição de Instituições Sociais?" à qual a resposta é simples: Todas as atividades humanas estão sujeitas a práticas frequentes e, por isso, a serem institucionalizadas. Para isso existem as Instituições Sociais, que são conjuntos de valores, regras, posições e até crenças partilhados por uma certa quantidade de pessoas, que tem como objetivo a organização básica da vida em sociedade.



São 4 as características das instituições sociais:

     - Normatividade - As regras estabelecidas pela instituição devem ser obedecidas pela pessoa em questão, sujeitando-se a punições ou recompensas, dependendo do caso.
     - Estruturação - Existe uma certa coesão entre os seus membros devido a combinações estruturais de padrões de comportamento.
    - Durabilidade - Os modelos de comportamento associados à instituição perduram no tempo.
   - Finalidade - Satisfaz as necessidades da sociedade.

  Por último devemos associar as Instituições Sociais à manutenção da ordem social. Como já foi referido, as Instituições Sociais englobam valores e regras próprias que definem determinados padrões de comportamento das pessoas envolvidas com essas instituições. Para promover a passividade para com esses padrões de comportamento, podem desenvolver sanções positivas ou negativas, contribuindo assim para a manutenção da ordem social, controlando assim o comportamento humano.

                                                                                                                                Rui Lopes

Sem comentários:

Enviar um comentário