A Cultura é pluridimensional, segundo Edward B. Tylor, a cultura é “aquele todo complexo que inclui o conhecimento, as crenças, a arte, a moral, a lei, os costumes e todos os outros hábitos e capacidades adquiridos pelo homem como membro da sociedade” (civilização).
Mas, pode ter outros significados como por exemplo: desenvolvimento de espírito; património social; modo de vida de um povo; desenvolvimento material e técnico.
A cultura representa, pois, as várias formas que o ser humano encontrou de se relacionar com a natureza, inclusive com a sua própria natureza, e de a compreender, organizar e manipular em seu proveito e para a sua própria organização.
Assim, os instrumentos de trabalho, o vestuário, as formas de comunicação, as relações sociais são exemplos de fenómenos culturais.
Concluindo, a cultura é aprendida e não herdada geneticamente ao contrários dos outros animais, o Homem tem de aprender tudo sobre a vida em sociedade, tem a função social de organizar a interação dos indivíduos, de lhes atribuir significados e de facilitar a vida em conjunto e por fim, a cultura determina os valores e as crenças dos indivíduos, os seus comportamentos e os seus sentimentos.
Rita Duarte
Sem comentários:
Enviar um comentário