segunda-feira, 31 de março de 2014
Estatuto Social ou Status Social é a posição ou o posto de cada indivíduo na sociedade, este pode ser atribuído ou adquirido.
É atribuído quando um certo individuo não se esforça por completo para receber a sua obtenção, como por exemplo, é-nos atribuído por imediato à nascença derivado do estatuto dos nossos pais, sejam eles pobres ou ricos, famosos ou vulgares, etc.
É adquirido quando o indivíduo se esforça e "luta" para obter um certo estatuto na sociedade, este pode ser produto dos seus conhecimentos, das suas habilidades ou das suas capacidades, este estatuto é assim adquirido quando o indivíduo compete com outros indivíduos e triunfa.
Na sociedade moderna o estatuto social é muito valorizado e importante, por exemplo, é mais provável uma jovem milionária se juntar ou casar com outro indivíduo com um estatuto socioeconómico equivalente do que casar com outro jovem considerado pobre ou de capacidades menores.
Noutras religiões consideradas mais "atrasadas" onde os indivíduos se vêem sobre a pressão de regras mais rígidas, os estatutos sociais são também aqui ainda mais valorizados pois não é qualquer rapariga ou qualquer rapaz que possa vir a casar com os indivíduos de estatuto social superior ou mais elevado.
O estatuto social é assim um papel fundamental e essencial na vida da maioria dos indivíduos, podendo influenciar o nosso percurso ao longo de toda a nossa vida.
Paulo Monteiro
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário