quinta-feira, 27 de março de 2014

Sociedade Consumista


Cada vez mais, a sociedade se tem tornado numa sociedade consumista. No entanto, não devemos confundir o consumo com o consumismo.

Consumo significa adquirir bens e produtos para satisfazer reais necessidades. Comprar roupas, por exemplo, é uma necessidade, já que precisamos nos vestir para vivermos numa sociedade que não aceita a nudez, ou simplesmente porque vivemos numa sociedade extremamente vaidosa.
O consumismo, por outro lado, é o ato, ou hábito, de adquirir produtos, na maioria das vezes, supérfluos e de maneira muitas vezes compulsiva.

O sentimento de prazer de ter algo novo, algo melhor que os outros, apenas para se afirmar é cada vez mais frequente, e por vezes, a sociedade tende em, mesmo não tendo possibilidades, fazer compras a crédito. O endividamento surge na medida em que as pessoas não tem possibilidades de pagar aquilo que "pediram".
Deve ter-se consciência do que é ou não realmente necessario.

A "suposta pobreza", tem sido cada vez mais notória. mas porquê suposta? Porque cada vez mais as necessidades das familias se acentuam pelo gasto do dinheiro em coisas que não sao essenciais, não querendo desta forma generalizar.
Devemos ter a noção do estado em que estamos e do que podemos ou não podemos ter.
    
“O nosso verdadeiro valor vem não daquilo que temos, mas sim daquilo que somos”.




Rute Dias

Sem comentários:

Enviar um comentário