quinta-feira, 27 de março de 2014

ESTILOS DE VIDA E ESTILOS DE VIDA ALTERNATIVOS

Podemos ver os estilos de vida como «práticas quotidianas e formas de consumo que envolvem escolhas particulares e identitárias em domínios tão díspares como a habitação, a alimentação, os usos do corpo, o vestuário, os hábitos de trabalho, a aparência, o lazer, a arte, a religião, a organização de espaço e do tempo ou o convívio com os outros atores sociais».
Os estilos de vida revelam a especificidade das atitudes, dos valores e comportamentos dos indivíduos e dos grupos, construindo assim uma identidade pessoal e coletiva, ligando assim diversas subculturas. 
Devido ao aumento do consumo e à globalização, hoje em dia, a adoção de um determinado estilo de vida é muito mais fácil, porque a escolha não está restringida. 
Porém. nem sempre a liberdade de escolha é total e isenta de condicionalismos. 
No meio destas "opções" estão fatores como o nível económico e a classe social dos indivíduos, que influenciam fortemente, embora inconscientemente, aquilo que aparentemente são atos livres e indeterminados.
Quero destacar também, os estilos de vida alternativos. 
Este estilo de vida pode ser designado como uma prática externa à norma social vigente. Desta maneira, mas nem sempre, é uma identificação ou afinidade com subculturas (como hippies, góticos, punks). Chama-se alternativo, porque tende a ser conjugado a novas formas de estilo de vida, muitas vezes baseados no liberalismo, ou em não trilhar a linha de conduta e de pensamento da sociedade.
Por exemplo, os hippies, tem uma célebre máxima "paz e amor" que surgiu porque eles criticavam o uso das armas nucleares "ban the bomb" ("proíbam a bomba"). Tinham um estilo de vida nómada, porém alguns sedentária e viviam em comunhão com a natureza. Abraçavam aspetos de religiões orientas como o budismo e o hinduísmo.
Assim termino, depois de apresentar um pouco de um estilo de vida alternativo, que se prende um pouco com a tal subcultura que se define como um conjunto de particularidades culturais de um grupo que se distancia do modo de vida dominante sem se desprender dele. 

                                                                                                                                   Filipa Fernandes

1 comentário:

  1. Grande site. Muito bom. E o unico que me diz realmente o que eu quero saber. ótimo trabalho. Continuem assim. Muitos Parabens

    ResponderEliminar