sexta-feira, 30 de maio de 2014

Globalização Cultural

A globalização é uma expressão que designa a organização à escala mundial de produção e da comercialização de bens e serviços, como se o mundo constituísse um enorme mercado comum. Para além da dimensão económica, a globalização faz-se acompanhar da troca de conhecimentos e de informações à escala mundial, por isso se fala, também, numa globalização cultural.
Com as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), o contacto entre as culturas distintas origina o surgimento de "uma cultura" uniformizada em que os traços culturais tradicionais são cada vez mais escassos. 
Os elementos da cultura de massa vai ocupar grande parte da cultura. Por exemplo, hoje em dia, as pessoas ouvem mais tipos de música que vêm do estrangeiro do que as nossas músicas tradicionais, como o rancho folclórico; ou as roupas, que são essencialmente baseadas nos estilos de outros países. 
Este fenómeno contribui para a aculturação dos povos e com esta facilitada a comunicação é possibilitada a tomada de consciência de problemas globais.
Todos nós conhecemos o McDonald's, a Coca-Cola, a Nike, a Apple, a Samsung... e isso só mostra o quão estamos influenciados por marcas estrangeiras.
Para concluir, penso que isto seja um grande passo para tornar um mundo numa "aldeia global". Porém, temo que um dia os países estejam com as culturas tão parecidas que percam os seus traços tradicionais.


As marcas mais conhecidas:
                                                                                                                                     Bruna Marcela nº5










                                                      

Sem comentários:

Enviar um comentário