quinta-feira, 14 de novembro de 2013

O fenómeno social total


O conceito de "fenómeno social total" implica que aquilo que o caracteriza é uma multiplicidade de aspectos que com ele se relacionam. 
«Com o conceito de "fenómeno social", [Marcel Mauss] estabeleceu dois princípios. Qualquer facto, quer ocorra em sociedades arcaicas quer em modernas, é sempre complexo e pluridimensional; pode, pois, ser apreendido a partir de ângulos distintos, acentuando cada um destes apenas certar dimensões. Todo o comportamento remete para e só se torna compreensível dentro de uma totalidade, quer dizer: constelações compósitas de recursos, representações, acções e instituições sociais intervêm nas mais elementares relações entre pessoas». Este conceito retrata a realidade social como complexo e pluridimensional, o que significa que ao falarmos de pluridimensional falamos em geral, ou seja, ao falarmos de uma assunto que aconteceu, falamos em geral da razões de esse acontecimento. Por exemplo, se falamos das várias causas da morte, falamos do fenómeno da morte em geral.
Cada fenómeno social é simultaneamente histórico, económico, demográfico, psicológico, sociológico, etc. Por isso, um mesmo fenómeno social pode ser estudado por várias Ciências Sociais. Nenhuma delas consegue explicar o fenómeno na sua totalidade, por isso torna-se necessário proceder a estudos interdisciplinares.
                                                                                           Daniela Pacheco.



Sem comentários:

Enviar um comentário