quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Agentes da socialização


Todos os grupos a que pertencemos são agentes da socialização. No entanto, existem alguns agentes socializadores especialmente importantes, pelo grande impacto que têm sobre a nossa vida. Estes agentes são:
A família que nos últimos séculos tem um papel determinante nos primeiros anos de vida. Este agente é o responsável pela socialização primária, ou seja, a família transmite traços, valores e modelos de comportamento. Resumindo é na família que se aprende as regras básicas da boa educação, a falar e a exprimirmo-nos.

A escola permite à criança entrar num meio social novo que vai ter sobre a mesma uma influência fundamental. Tem várias funções, além de proporcionar à criança instrumentos de trabalho, métodos de reflexão e conhecimentos que lhe vão ser úteis durante toda a vida, impõe-lhe novas regras e uma disciplina que a liberta parcialmente do meio e completa a sua formação, aprendendo a conhecer os outros e o meio que a rodeia.

Os meios de comunicação social que de uma maneira geral fazem parte do nosso quotidiano e que nos influenciam bastante mesmo sem nos apercebermos disso.
Os media dão acesso a conhecimentos que muitas das nossas atividades sociais estão dependentes, ou seja, são veículos de informação de valores que de forma consciente e inconsciente moldam a nossa forma de pensar, agir e sentir por isso se tornando um dos mais importantes agentes socializadores.

Miguel Maia

Sem comentários:

Enviar um comentário