terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

" A Clockwork Orange "



Laranja Mecânica é uma fábula de ficção científica social produzido em 1971, uma tradução audaciosa do romance distópico  de Anthony Burguess.
 Este filme retrata um mundo futurista, onde um gang aterroriza a sociedade, com vandalismo, brigas, estupro e outros crimes.
Alex tem como prazeres essenciais a pornografia e as melodias de Beethoven, o seu gang é caraterizado com macacões brancos e cuecas estilizadas e usando chapéus pretos, desenvolviam acessos frenéticos provocados por uma droga denominada de moloko, com a finalidade de praticarem a ultraviolência. As suas formas de se divertirem consistiam sempre com a tragédia dos outros. Alex representa a laranja (somos experimentos e cobaias da vida e da circunstância) mecânica (para demonstrar as nossas alterações de humor, nossos artificialismos e ações programadas como robôs).
O título original londrino Orange, que além de laranja passa a designar também "homem". Isto se dá por um trocadilho feito com a semelhança fonética de orange com orangutan (orangotango, primata altamente desenvolvido, "parente" do homem). Ou seja, temos aí "Homem Mecânico", que é o que Alex se torna após o condicionamento, um ser programado, sem poder de escolha.

Catarina Faria

Sem comentários:

Enviar um comentário