Entende-se por Mobilidade Social a transição de um indivíduo ou de um grupo de indivíduos de uma posição social para outra. Existe duas formas de mobilidade social que se subdividem em em duas cada qual.
Temos então, a mobilidade social vertical, que se caracteriza pela mobilidade ascendente ou descendente de um indivíduo. Como exemplo representativo, temos na imagem duas figuras do futebol mundial que embora tenham nascido numa classe social inferior, trabalharam e conseguiram ascender ao topo da pirâmide social, alcançando assim a classe social mais alta. Dentro da mobilidade social vertical temos ainda o factor intergeracional que permite a comparação da posição social entre as gerações passadas e a geração actual, por exemplo entre pai e filho. Além do factor intergeracional temos o factor intrageracional que por sua vez compara o desempenho de uma determinada pessoa ou grupo de pessoas com características comuns durante um período de tempo.
Por outro lado, temos a mobilidade social horizontal, que se caracteriza pela mobilidade dentro do mesmo grupo social, porém em locais diferentes. Como exemplo temos Mário Jardel, que embora na sua época tenha transitado do F.C.Porto para o Sporting C.P. manteve-se na sua classe social.
Bruno Vaz
Sem comentários:
Enviar um comentário